O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.Objetivos:
Favorecer a aquisição da base alfabética (dos/as alfabetizandos/as não-alfabéticos/as) e da base ortográfica (dos/as alfabetizandos/as alfabéticos/as).
Possibilitar a escrita de textos em forma de lista e o reconhecimento o seu uso funcional.Sugestões de atividades.
Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas..
Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc..
Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as da classe, dos/as professores/as ou dos/as funcionários/as da escola..
Pesquisar este blog
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Leitura e Escrita de ListasAs listas são as primeiras formas expositivas de texto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário