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terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PLANO DE GESTÃO








NASCENTE


I. IDENTIFICAÇÃO




I.I. A Escola

O COLÉGIO SOL NASCENTE tem sede em São Paulo, Capital, à Av Presidente Prudente, 000- SP - CEP 00000-000 - Tel/Fax 00000-00000, São Paulo - CNPJ (M.F.) no. 00.000.000/0000-00 e CCM (PMSP) no. 0.000.000.

I.II. A Mantenedora
O COLÉGIO SOL NASCENTE é mantido pelo COLÉGIO SOL NASCENTE S/C LTDA., estabelecida à Rua Dr. Luiz Severiano, 181 - Jardim das Flores, - São Paulo - SP, CEP 0000-000.

II. FINS E OBJETIVOS



O COLÉGIO SOL NASCENTE tem por finalidade e objetivo oferecer serviços educacionais para crianças e jovens de 18 (dezoito) meses de idade até 16 (dezesseis) anos, nos cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, de acordo com o disposto na LDB 9.394/96, Deliberação CEE 01/99 e Indicação CEE 04/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

III. AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO

O COLÉGIO SOL NASCENTE foi autorizado a funcionar pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, através de publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Portaria de 20 de dezembro de 2005 (Processo 0000/0000/000 - 00) e está jurisdicionada à Diretoria de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo.



IV-ALUNOS E COMUNIDADE



A clientela do Colégio SOL NASCENTE é de classe média baixa, predominando famílias onde pais e mães trabalham fora, empregados na indústria e comércio e serviços (escritórios, bancos e funcionalismo público).
A região onde a escola está instalada é predominantemente voltada para residência e médio e grande comércios, havendo um bolsão residencial de padrão ligeiramente superior à média da zona sul de São Paulo, cuja ocupação se deu no século passado, em meados dos anos cinqüenta, por comunidade de adventistas.
Em termos de estrutura urbana, a região conta com hospital municipal de grande porte (Centro), Posto de Saúde, uma Sub-Prefeitura(Centro), escolas estaduais e municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de uma rede de escolas privadas atendendo à demanda de Ensino Básico e Ensino Superior (Faculdade UNIBR é uma unidade da UNIMONTE).
Apesar disso, é grande a demanda por creches e escolas de educação infantil, por parte de famílias que não têm condições de matricular seus filhos na rede particular.
Quanto à clientela das escolas privadas, esta apresenta um nível de educabilidade superior àquele encontrado nos alunos da escola pública, certamente em função de serem provenientes de famílias mais estruturadas; e isso reflete na capacidade de aprender e na maior facilidade em acompanhar o currículo escolar básico.
A violência é marca registrada na região, sendo um dos bairros - o Jardim Ângela - conhecido pela criminalidade, explorada de modo abusivo pela mídia. Faltam empregos para os jovens e parte dos adultos ali moradores e faltam atividades e áreas de lazer.
O atendimento comercial é bom, havendo grande quantidade de estabelecimentos do tipo padarias, farmácias, pequeno comércio em geral, além de muitos bares e botequins; não há uma só livraria. Também não há grandes indústrias.
É bem servida também quanto ao aspecto religioso: reduto tradicional de adeptos da religião adventista, possui ainda templos de outras confissões evangélicas, além de igrejas católicas.
A maioria das ruas da região é asfaltada, havendo ainda boa rede de água, esgotos, eletricidade, correio e telefonia.
O transporte melhorou substancialmente nos últimos anos, havendo grande número de empresas de ônibus e lotações, além dos serviços do Metropolitano (Linha lilás), inaugurados recentemente. A melhoria dos transportes repercutiu favoravelmente quanto à melhoria da qualidade de vida da população local, dado que sua maioria se desloca, diariamente, para trabalhar em bairros da cidade.





V. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA



V.I. Organização Administrativa



O COLÉGIO SOL NASCENTE tem a seguinte estrutura administrativa:



- Direção
- Secretaria



V.II. Diretoria



A Direção da Escola é o núcleo executivo que organiza, superintende, executa e controla todas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade escolar.
Diretor: Andréa Brito
Pedagoga formada pela Faculdade de São Vicente, São Paulo, SP.
Registro MEC.: 0000000, Livro 0, fls. 000, Processo no. 2008.1.00001, de 22.10.00.

V.III . Administração e pessoal de apoio



- Secretaria
- Zeladoria e Limpeza

“Os ocupantes dos cargos de Secretaria, zeladoria e limpeza se encontra no Anexo relativo à
relação de pessoal.”


VI. ORGANIZAÇÃO TÉCNICA



Coordenação Pedagógica
No presente momento, o Diretor do COLÉGIO SOL NASCENTE acumula as funções de Coordenador Pedagógico.

VII. CORPO DOCENTE

A relação de nomes, formação e função se encontram no Anexo que trata da relação de pessoal.

VIII. ORGANIZAÇÃO FÍSICA



VIII.II. Educação Infantil e Ensino Fundamental



Sala de leitura e vídeo - para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Laboratório de Ciências - para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A escola dispõe de áreas coberta (160,00 m2) e descoberta (200,00 m2) para a prática de Educação Física; possui piscina de 10,00 x 5,00 metros e playground (100,00 m2), além de pátio arborizado (150,00 m2) e área de recreação e lanche coberta (60,00 m2).
Laboratório de informática, conta com 20 computadores, 03 impressoras, 2 "scanners", conexão à Internet por banda larga, disponíveis para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.



IX. CONSELHOS ESCOLARES E DE REPRESENTAÇÃO



IX.I. CONSELHOS DE CLASSE E SÉRIE



Serão efetuadas reuniões dos conselhos de classe e conselhos de série, no Ensino Fundamental, para discussão do processo educativo dos alunos e avaliação de seu rendimento escolar.
As reuniões dos conselhos de classe e série serão realizadas no início do ano letivo, no final do primeiro semestre letivo e no final do ano letivo, podendo ser convocadas reuniões extraordinárias, a qualquer tempo, havendo necessidade para que isso ocorra.
Na Educação Infantil, serão feitas reuniões dos professores e seus auxiliares, juntamente com a coordenação pedagógica, para discussão do processo educativo dos alunos e avaliação de seu desenvolvimento.

IX.II. CONSELHO DE ESCOLA



O Conselho de Escola do COLÉGIO SOL NASCENTE, formado pelo Diretor, Coordenador Pedagógico, Professores e representante da Entidade Mantenedora, tem como finalidade tratar de assuntos ligados ao funcionamento pedagógico e administrativo/escolar do estabelecimento.



IX.III. APM - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES



O COLÉGIO SOL NASCENTE conta com uma Associação de Pais e Mestres, composta do Diretor, Professores e pais de alunos, com atuação voltada para a melhoria e aperfeiçoamento constantes das condições do trabalho educativo e voltada para a realização de trabalhos de assistência e promoção humanas e comunitários, junto à comunidade onde a Escola está instalada.
X. ORGANIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR



X.I. NÍVEIS, MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO



O COLÉGIO SOL NASCENTE oferece, para o ano letivo de 0000, os seguintes cursos:
Educação Infantil - para clientela 18 (dezoito) meses a 6 (seis) anos de idade e nos seguintes níveis:
- Maternal;
- Jardim I;
- Jardim II;
- Pré.
Ensino Fundamental - para crianças e jovens a partir de sete anos incompletos, 16 anos, - 1a. a 4a. Séries.



XI. FINS E OBJETIVOS DOS CURSOS



XI.I. EDUCAÇÃO INFANTIL



A Educação Infantil, nos termos do Art. 29 da LDB no. 9.394/96, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Leva em conta, ainda, a preparação para o ingresso no ensino Fundamental, com ênfase na preparação para a vida e a cidadania, através do domínio de competências e habilidades que facilitem a inserção social do educando.

XI.II. ENSINO FUNDAMENTAL



Nos termos do Art. 32 da LDB no. 9.394/96, são os seguintes os objetivos ensino fundamental:
O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social; e
O domínio de competências e habilidades que levem à consciência da cidadania e facilitem a melhor inserção do educando no ambiente social.

XII. DURAÇÃO DOS CURSOS E CARGA HORÁRIA



Nos termos da LDB 9.394/96, os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental terão a seguinte duração e cargas horárias:
- Educação Infantil: 200 (duzentos) dias letivos no ano civil.
- Ensino Fundamental: mínimo de 800 (oitocentas) horas letivas, em 200 (duzentos) dias letivos de efetivo trabalho escolar no ano civil, não incluindo reuniões pedagógicas (que acontecerão fora do horário letivo), com aulas de 50 (cinqüenta) minutos cada.



XIII. CALENDÁRIO ESCOLAR



O calendário escolar relativo ao período letivo 0000 encontra-se anexado ao presente Plano.



XIV. GRADE CURRICULAR



As grades curriculares - de Educação Infantil e Ensino fundamental - relativas ao ano letivo de 0000, organizadas por disciplinas e horários, encontram-se anexadas ao presente Plano.



XV. ORGANIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CURRICULARES

XV.I. EDUCAÇÃO INFANTIL



A Educação Infantil está organizada em quatro etapas:
- Maternal;
- Jardim I;
- Jardim II;
- Pré.
O critério de agrupamento de alunos é feito segundo faixa etária, nos níveis Maternal , Jardim I, Jardim II e Pré, relacionando os alunos por ordem numérica e alfabética do pré-nome.
Embora o critério básico adotado quanto ao agrupamento dos alunos seja o de homogeneidade de idades, serão atendidas as exigências quanto às diferenças individuais.
Haverá momentos no desenvolvimento das atividades em que o agrupamento vertical permitirá o relacionamento de crianças com idades e desenvolvimento diferentes, possibilitando a interação.

XV.II. ENSINO FUNDAMENTAL



O Ensino Fundamental está organizado em séries e os currículos são organizados de acordo com o Art. 26 da LDB 9.394/96, em Componentes Curriculares - Base Nacional Comum e Componentes Curriculares - Parte Diversificada.


I - Base Nacional Comum



- Arte;
- Língua Portuguesa;
- Educação Física;
- História;
- Geografia;
- Ciências;
- Matemática;
- Ensino religioso.

II - Parte Diversificada

- Inglês;
- Informática.
Temas de transversalização
- Ética e cidadania;
- Diversidades culturais;
- Educação ambiental;
- Saúde;
- Orientação sexual;
- Orientação sexual;
- Temas locais.



Observações



I.A parte diversificada do currículo segue os referenciais - Temas Transversais - contidos nos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais e será utilizada para contextualizar, sempre que possível, os conteúdos das disciplinas da Base Nacional Comum.
II.O ensino religioso, de caráter obrigatório dentro do calendário escolar, será ministrado de acordo com o previsto no Art. 33, Parágrafo segundo, da LDB no. 9.394/96, na Indicação CEE-SP/07/2001 e Deliberação CEE-SP/16/2001.



XVI. AVALIAÇÃO-VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR



A avaliação é uma atitude constante em todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de trabalho e sua consecução.
XVI.I. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



No COLÉGIOSOL NASCENTE , a avaliação na Educação Infantil tem por finalidade verificar a adequação do desenvolvimento do aluno face aos objetivos propostos, levando-se em consideração as características da faixa etária.
No COLÉGIOSOL NASCENTE, a avaliação na Educação Infantil tem por finalidade verificar a adequação do desenvolvimento do aluno face aos objetivos propostos, levando-se em consideração as características da faixa etária.
Os resultados da avaliação são informados aos pais ou responsáveis, bimestralmente, através de relatório de observações em face dos conteúdos desenvolvidos em cada uma das etapas da Educação Infantil.



XVI.II. AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL



No Ensino Fundamental, a avaliação de aproveitamento escolar do aluno tem por objetivo a verificação das aprendizagens qualitativa e quantitativa, com a preponderância do aspecto qualitativo sobre o aspecto quantitativo.Os resultados da aprendizagem são aferidos através de avaliação sistemática e contínua dos trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras e provas.
As avaliações serão bimestrais e as médias serão expressas em conceitos ÓTIMO, BOM, REGULAR, INSATISFATÓRIO, para cada componente curricular, sendo necessária a obtenção do conceito mínimo REGULAR para a promoção.
A equiparação dos conceitos a notas quantitativas é feito da forma seguinte, de acordo com o previsto no Regimento Escolar:
- ÓTIMO - NOTAS DE 9,0 A 10,0;
- BOM - NOTAS DE 7,0 A 8,0;
- REGULAR - NOTAS DE 5,00 A 6,00;
INSATISFATÓRIO - ABAIXO DE 5,00.



XVI.III. OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO



São objetivos da avaliação:



I.Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos.
II.Verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas.
III.Avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos.
IV.Detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado.
V.Repensar novas estratégias de trabalho em classe.

XVI.IV. Instrumentos de Avaliação

São Instrumentos de avaliação



1.Todo trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação.
2.Provas, trabalhos de pesquisa, listas de exercícios (individuais ou em grupo), entre outros, devem avaliar os conteúdos e habilidades de forma clara e inteligível.
3.Os instrumentos devem avaliar o aluno passo a passo, de forma contínua.4. São igualmente importantes a auto-avaliação e a avaliação formativa.5. Toda proposta deve levar o aluno a estar em contato com a construção.6. Os instrumentos devem avaliar o raciocínio e a criatividade do aluno.XVII. MATRÍCULAS
Serão aceitas matrículas para os cursos do COLÉGIO SOL NASCENTE- na Educação Infantil, por admissão ou transferência, durante todo o período letivo, observada a existência de vagas;
- no Ensino fundamental, as matrículas de admissão serão efetuadas até 10 (dez) dias letivos após o início das atividades letivas previstas em calendário e, por transferência, em qualquer momento do ano letivo, observada a existência de vagas.
Tanto as matrículas por admissão ou transferência deverão observar as condições e procedimentos previstas no REGIMENTO ESCOLAR.

XVIII. TRANSFERÊNCIAS

As transferências serão efetuadas e admitidas de acordo com a legislação em vigor e aceitas em qualquer época do ano, na dependência de existência de vagas e anteriormente ao último bimestre escolar do ano letivo.
Os alunos recebidos por transferência estarão sujeitos ao processo de classificação, nos termos previstos no Art. 72 e Art. 73 do Regimento Escolar.



PROPOSTA PEDAGICA


A proposta pedagógica do COLÉGIO SOL NASCENTE leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
A metodologia de ensino do Instituto Educacional, está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.O COLÉGIO SOL NASCENTE adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental.No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
Ensino Fundamental:
O Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:
- respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
- igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
- participação como elemento fundamental à democracia;
- co-responsabilidde pela vida social como compromisso individual e coletivo.
A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:
- posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
- tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
- tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs pra o Ensino fundamental e que se caracterizam por:
- urgência social;
- abrangência nacional;
- possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
- favorecimento na compreensão da realidade social.



Na forma de:



- ética;
- diversidade cultural;
- meio-ambiente;
- saúde;
- orientação sexual;
- trabalho e consumo;
- trabalho e consumo;
serão agregados, sempre que possível, a temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde Escola está inserida.



Objetivos gerais para o aluno



- domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
- aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
- aquisição de capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
- aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
- compreensão e uso de tecnologias;
- formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
- aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
- compreensão de deveres e direitos de cidadania.



O currículo escolar valorizará, ainda, as seguintes atividades:



- estudos do meio;
- eventos cívicos e comemorativos;
- viagens de integração e socialização;
- visitas a exposições, mostras culturais e eventos.



Os alunos contarão com um laboratório de informática cuja finalidade é a obtenção de competências e habilidades no uso do computador como instrumento de estudo, pesquisa e trabalho.



Avaliação



As práticas de avaliação serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.
São Vicente, 01 de dezembro, 2008.
________________________________


Diretor(assinatura e carimbo)




Obs.:



- rubricar todas as vias e assinar a última, apondo carimbo do Diretor, com o Registro no MEC;
- entregar 02 vias originais, juntamente com o Plano Escolar, sendo que uma será devolvida à escola, homologada;



Anexo



GRADES CURRICULARES – 2004


Educação Infantil
Ensino Fundamental



GRADES CURRICULARES – 0000
EDUCAÇÃO INFANTIL





A escola oferece aos alunos de forma optativa os seguintes cursos descritos abaixo, através de professores autônomos ou Instituições Auxiliares, contratadas para a prestação de serviço especifico.



- Ballet - a partir dos 3 anos;
- Judô - a partir dos 3 anos;
- Natação _ a partir dos 2 anos;
- Informática _ a partir dos 3 anos.






São Paulo, 06 de janeiro, 2004
____________________________
Diretora
(assinatura e carimbo)





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